Professor Samba – Uma Homenagem a Ismael Silva
De: Ana Velloso
Com: Jorge Maya, Édio Nunes e Milton Filho
Direção: Ana Velloso e Édio Nunes
Realização: FUNARJ
Depois do sucesso de público e crítica nas primeiras temporadas, Professor Samba – Uma Homenagem a Ismael Silva circulará por quatro aparelhos culturais do Rio de Janeiro, entre os meses de outubro e dezembro, com estreia no Teatro João Caetano. As apresentações fazem parte da programação que comemora os 212 anos do Teatro.
A montagem saúda um dos nomes ilustres da música brasileira: Ismael Silva (1905-1978), sambista carioca e um dos fundadores da Escola de Samba Deixa Falar, em 1928 – a primeira agremiação desse tipo que, anos depois, se tornaria a Estácio de Sá.
A trama se desenvolve com o personagem apresentando ao público uma roda de samba, ambientada nas Esquinas do Bairro do Estácio e na Lapa das décadas de 20 a 50, recheada de muitas histórias, muita música e a boa “malandragem” característica da boemia carioca. Com muita versatilidade, os três atores se revezam dando vida ao personagem-título e ainda se desdobram em diversas outras figuras, contando a história do “Professor Samba”.
A peça venceu o prêmio APTR de Coreografia e conta com Édio Nunes (indicado como melhor ator no Prêmio Shell), Jorge Maya e Milton Filho. Ritmistas de escolas e mestre de bateria completam o elenco, cheio de swing e bossa.
O espetáculo também faz uma reflexão sobre a descolonização dos corpos pretos, traçando um paralelo entre passado, presente e futuro, discutindo problemas humanos e enfatizando que corpos negros são corpos políticos.
Serviço
Datas e horários: 1, 2, 8 e 9 de outubro de 2025 | 19h
Local: Teatro João Caetano
Endereço: Praça Tiradentes, s/n, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de espetáculo: Pago
Preços: R$20 inteira | R$10 meia
Compra ou retirada de ingressos aqui ou na bilheteria
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 14 anos
Ficha artística e técnica
Autoria: Ana Velloso
Direção: Ana Velloso e Édio Nunes
Elenco: Jorge Maya, Édio Nunes e Milton Filho
Coreografia: Édio Nunes e Milton Filho
Patrocínio: FUNARJ
Responsável pelas informações aqui apresentadas: Angélica Zago – Angel Comunicação
Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para angelassessoria.contato@