Trilhas da Cena

Arte da performance

BAK Artes Performativas

BAK Artes Performativas é um grupo de artistas multidisciplinares coordenado pelo diretor artístico João Marcelo Pallottino. A Cia é formada por artistas majoritariamente oriundos da zona norte do Rio de Janeiro, onde também se desenvolvem todos os projetos, com foco na inclusão e diversidade. O coletivo investiga e desenvolve, desde 2016, trabalhos em diversos segmentos da arte como teatro, dança, fotografia, performance, artes visuais e sonoras, audiovisual e instalação, buscando – a partir do cruzamento dessas linguagens – a criação de uma cena híbrida e a produção de uma linguagem autoral contemporânea nacional e internacional.

BAK Artes Performativas Read More »

FIAC Bahia

O FIAC Bahia nasceu em 2008 e, desde então, realizou 15 edições, se afirmando como um laboratório de inovação em artes cênicas. Sua proposta tem uma cadência que atravessa o próprio fazer artístico; ela evoca outros saberes nas esquinas da cidade e seus espaços, na internet e suas redes, embaralhando categorias e brincando com ambivalências.

O FIAC Bahia é um chamamento para a construção coletiva, compreendendo que relações de coautoria e fortalecimento de vínculos comunitários são ações em fluxo contínuo, num tempo espiralado.

FIAC Bahia Read More »

Coletivo Trippé

O Coletivo Trippé é um espaço que une desejos em comum, vontade de ser cena e afetividade entre corpos. Criado em 2011 com a união de novos criadores do forte movimento que transborda na ribeira do São Francisco, além de espetáculos, também vem investindo em projetos de pesquisa, produção de mostras e experimentações nas áreas de intervenções e performances.

Coletivo Trippé Read More »

Núcleo FAC

O Núcleo de Estudos Fotografia, Artes de Cena e Cultura tem com o objetivo principal de fomentar a discussão sobre o pensamento e o fazer fotográfico e teatral a partir de cursos online ao vivo, ministrados por importantes profissionais de ambas as áreas.

Núcleo FAC Read More »

ZAP 18

A ZAP 18 existe desde 2002 no bairro Serrano em Belo Horizonte, na divisa das Regionais Pampulha e Noroeste. Hoje somos reconhecidos como Ponto de Cultura, e essa é a melhor definição para o conjunto de atividades que realizamos em três frentes, que dialogam:

– Somos um espaço cultural aberto para coletivos, grupos, artistas e toda a comunidade, recebendo e oferecendo espetáculos, ensaios, oficinas, mostras, festivais e encontros de reflexão sobre arte, teatro e cultura.

– Somos um espaço de formação livre em artes, que desenvolve há quase 20 anos o Projeto Zap teatro escola & afins, voltado para a vivência pedagógica nas artes da cena, teatro e dança, com foco no trabalho com mulheres maduras, juventudes, artistas/estudantes da área negres

– Somos um coletivo teatral que produz espetáculos e solos a partir das pesquisas: teatro e realidade, teatro épico, teatro documentário e autobiografia em cena. Destacamos as montagens reconhecidas e premiadas: a Menina e o vento, Esta noite Mãe Coragem, 1961-2009, O gol não valeu!, O ano em que virei adulto, Memórias Póstumas de um neguinho e Homem Vazio na Selva da Cidade, entre outras.

Além disso, publicamos, desde 2007, a Revista Cadernos da Zap, sobre os nossos processos criativos em diálogo com a produção acadêmica.

ZAP 18 Read More »

Questão de Crítica

A Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais foi criada no Rio de Janeiro em março de 2008. Idealizada por Daniele Avila Small, editora da revista desde então, a revista veio propor uma abordagem distinta sobre a crítica e sobre o teatro, aproximando-se da cena contemporânea e inspirando outras iniciativas. Ao longo dos anos, a revista desenvolveu projetos como o Encontro Questão de Crítica, o Prêmio Questão de Crítica e o Prêmio Yan Michalski. Com o Complexo Duplo, a Questão de Crítica realiza a Complexo Sul – Plataforma de Intercâmbio Internacional. Em 2023, por ocasião da comemoração dos 15 anos e pelas atividades realizadas durante a pandemia, a revista foi indicada ao Prêmio Shell.

Questão de Crítica Read More »

Denise Stutz

Denise Stutz iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975, fundou o Grupo Corpo ao lado de outros 10 bailarinos. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção. Também foi professora do curso técnico da Escola Angel Vianna.

Denise Stutz Read More »

Guto Muniz

Fotografia de cena Criador e coordenador do Trilhas da Cena Guto Muniz Minas Gerais / Rio de Janeiro Guto Muniz, fotógrafo desde 1987, dedica sua carreira às artes cênicas e à cultura. Mineiro de nascimento (e de alma), atualmente reside no Rio de Janeiro.   Ao longo de sua trajetória, registrou cerca de 2.000 apresentações

Guto Muniz Read More »

Foto: Luana Navarro

Elenize Dezgeniski

Elenize Dezgeniski é fotógrafa de cena, multiartista e psicanalista. Desenvolve trabalhos em fotografia, vídeo, instalações, práticas curatoriais e publicações. É colaboradora em processos criativos de teatro e dança desde 1998. Atualmente, investiga as relações entre imagem, palavra, memória e narrativa, articulando artes visuais e psicanálise.

Elenize Dezgeniski Read More »